Redação ENEM

Minha redação no ENEM 2012
Muitas pessoas reclamaram da redação do Enem do ano passado. Em meio a um tema tão "esquisito" (A responsabilidade do Brasil e a imigração dos povos para o nosso país), há os que não conseguiram compreender o por que da escolha. Eu própria não compreendi muito bem. Acho que os temas deveriam ser escolhidos com base em momentos mais importantes, como as manifestações ocorridas neste ano ou a condenação dos mensaleiros, ou a crise mundial, coisas do tipo... 
A situação dos imigrantes em nosso país, principalmente os que aqui se encontram ilegalmente, realmente merece um destaque, mas a própria mídia informativa (e manipuladora) não nos repassa tantas informações a respeito. Então, pergunto, como podemos elaborar opiniões a respeito de um assunto que tão pouco dominamos? 
Por favor, senhores ficais e elaboradores do Exame Nacional do Ensino Médio, escolham temas mais coerentes com a realidade dos estudantes de nosso país. Os temas devem estar ao alcance do conhecimento de todos os alunos, sejam eles de escolas públicas ou particulares. Acredito que os assuntos abordados deveriam estar na boca do povo, onde quer que este se encontre, de modo que todos possam fazer uma redação decente, sem ter que encher linguiça. 
Sim, confesso. Enchi linguiça. Ops, enchi lingüiça (Já passei no vestibular, então já posso voltar a escrever do jeito que aprendi.). Minha redação foi baseada em um livro que li "Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho", de Chico Xavier, ditado pelo Espírito Humberto de Campos. Lembrei-me quando ele diz que o Brasil é um país que deve receber em seu seio os povos do mundo, repassando o ensinamento de Cristo. Portanto, o destino do país já estava traçado desde antes de seu descobrimento. Foi então que me veio à mente o que eu poderia escrever nessa bendita redação, por que quando a vi, J.C.!, quase caí da cadeira.
Ainda bem, que aos trancos e barrancos passei! E dia 22 de agosto darei início ao curso de Administração na UFC. Que Deus me ajude, porque as cadeiras de cálculos devem ser horroríveis! 
Que temas, então, sugiro para a redação? Ora, bolas...Sim! Bolas de futebol. Vamos falar da Copa das Confederações e seu impacto no Acorda Brasil!, bem como na saúde, educação, segurança.... Afinal, de futebol o povo entende. Todos adoram um Pão e Circo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grandeza do ser [16]

Grupo de estudo sobre Autismo